Insônia
Insônia não é definida pela quantidade de horas que uma pessoa dorme. Indivíduos geralmente variam em suas necessidades de sono. Insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Insônia pode ser classificada como transitória (curto-prazo), intermitente (vem e vai), e crônica (constante). Insônia que dura desde uma noite até quatro semanas é classificada como transitória. Caso os episódios de insônia transitória ocorram de tempos em tempos, classifica-se como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês.
Sintomas
Insônia é a percepção ou queixa de sono inadequado, ou de baixa qualidade, por causa das seguintes razões:
- Dificuldade em cair no sono
- Levantar freqüentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir
- Acordar muito cedo
- Sono não restaurador
Tratamento
Tratamento para insônia crônica consiste de:
- Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.
- Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.
- Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas.
- Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.
- Terapia de relaxamento: Há técnicas específicas e efetivas que podem reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade. Como resultado, a mente da pessoa é capaz de ficar quieta, os músculos podem relaxar e pode ocorrer o sono repousante. Geralmente é preciso muita prática para aprender essas técnicas e alcançar a relaxação efetiva.